No ar desde Maio de 2010
Copyright © 2010 - 2012 - Todos os direitos reservados. 

Características

 

O Cão Pastor Alemão é originário da cidade de Karlsruhe, na Alemanha, onde, a partir de 1899, desenvolveu-se com os esforços do capitão Max von Stephanitz e outros criadores. Foram eles que, adotando um processo rigoroso de seleção nos cruzamentos - onde somente os melhores cães eram utilizados - conseguiram alcançar o padrão da raça. Até hoje, é esse padrão original que orienta a criação do Pastor Alemão e garante o desenvolvimento da criação.

Na sua origem, o Pastor Alemão é um cão ovelheiro que foi sendo desenvolvido para ter grande resistência fésica e um excelente controle nervoso a fim de poder cuidar de rebanhos de ovelhas. Mostrou tantas qualidades que do pastoreio passou a ser indicado para diversas outras tarefas. Em todas, o Pastor Alemão foi testado e obteve pleno êxito. A raça, ainda hoje, é a mais utilizada no mundo em tarefas como cão de resgate, cão guia de cegos, cão de segurança, cão de combate e cão de companhia.

O Pastor Alemão é um cão de temperamento firme, mas sempre tranquilo. Ele é carinhoso com as crianças, uma caracteréstica que vem de suas origens de pastoreador de ovelhas. Esse mesmo cão, porém, se revela um nobre amigo e deve demonstrar coragem e um forte espérito de luta, principalmente quando se trata de defender seu dono e sua casa. O Pastor não é, por sua natureza, especialmente agressivo, se comparado a outras raças. No entanto, possui uma extraordinária capacidade de reação a ordens, que, aliada à sua tendência natural de guardar e proteger tornou o Pastor o cão de guarda mais bem sucedido do mundo.

O Pastor é um cão que deve apresentar, de imediato, a quem o observa, um quadro em que demonstre força natural, inteligência e agilidade. Deve ser levemente alongado, forte, dono de uma boa massa muscular, que irá proporcionar uma movimentação firme e harmônica. O Pastor Alemão é um cão trotador: ao avançar o membro anterior, também o faz, paralelamente, com o membro posterior oposto. Uma perfeita proporção entre comprimento do corpo e altura, somada à disposição das angulações de seus membros, possibilita ao Pastor uma grande cobertura de solo, com passadas amplas.

Tanto um criador experiente quanto um novéssimo proprietário de um Pastor ficam orgulhosos de ter em sua companhia um bonito cão. No entanto, devemos nos lembrar de que o Pastor Alemão surgiu como um cão de trabalho, de utilidade e, através do tempo e até hoje, são essas caracterésticas originais que o tornaram reconhecido em todo o mundo.